quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Eutanásia Animal

 
Eutanásia significa a morte humanitária de um animal executada por meio de um método que produza inconsciência rápida e subseqüente morte sem evidência de dor ou agonia, ou um método que utilize drogas anestésicas em doses suficientes para produzir a perda indolor da consciência seguida de parada cardiorrespiratória. Outros critérios usados para avaliar um determinado método, de acordo com padrões morais e éticos da sociedade, incluem: compatibilidade com a necessidade da pesquisa, irreversibilidade, minimização do sofrimento para o animal e para pessoas que executam a eutanásia, e segurança para estas últimas.
Basicamente, a eutanásia pode ser realizada por métodos físicos e químicos. Os métodos físicos devem causar a perda imediata de consciência, mediante trauma físico cerebral e podem ser necessários quando a utilização de drogas compromete os resultados principais da pesquisa. Os métodos químicos têm por base o uso de substâncias que prontamente produzem a inconsciência e a morte dos animais, em função da sobredosagem, a exemplo dos anestésicos utilizados na anestesia geral. Ambos os métodos requerem treinamento especializado para a contenção, manejo de instrumentos e manipulação das drogas a serem utilizadas, buscando-se a precisão e a rapidez no procedimento, de modo a minimizar o estresse e abreviar a morte dos animais.



Fonte: http://www.ufmg.br

Castração é um ato de amor

  Esse ato pode parecer um pouco cruel, mas você já parou para olhar a quantidade de cães de rua que a cidade que você mora possui? Você já parou para pensar na quantidade de doenças (as chamadas zoonoses) que eles podem abrigar e posteriormente transmitir aos seres humanos? 

  Pois é.  O problema real é o aumento dessa população, não somente pelo acasalamento dos animais de rua mas também por aqueles que têm donos e que os mesmos não têm condições de cuidar das proles.
  Daí surgem a maioria dos abandonos, apreensão e eutanásia. Isso sim é uma crueldade.

  Por isso, a melhor solução é a castração. É uma operação segura, recuperação em aproximadamente uma semana com desconforto mínimo.

Vantagens:
-Evita ninhadas não desejadas.
Você pode dizer que nunca se 'desfaria' de uma ninhada. Enquanto são filhotes, é muito fácil cuidar e até mesmo doar. Mas quando crescem, eles exigem cuidados maiores, nem sempre agradando seus donos.

-Animais castrados são mais saudáveis.
Com a castração, o macho têm menos chances de desenvolver problemas de próstata e tumores testiculares. Na fêmea, o risco de tumor na mama é de aproximadamente 0,5%, antes do segundo cio pode chegar até 8%, e para aquelas castradas que já tiveram dois ou mais cios até 26%.


-Mudanças de comportamento.
Animais castrados são mais comportados, porém sem deixar de manter a caracteristica de “cão de guarda”. Se a castração ocorrer precocemente, não levará o animal à obesidade, como é popularmente conhecido. Já quando acontece com o animal adulto, corre o risco sim dele ficar obeso, mas nada que uma dieta e muita brincadeira não resolva.




Claro, há razões para que o castramento não aconteça. Você pode saber mais detalhes no site Saúde Animal.

       Fontes: http://www.inpa.com.br/dicas/tumor_mama.htm
                    http://www.saudeanimal.com.br/artigo83.htm
                                                                                            
 


  

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Movimento de Apoio aos Protetores de Animais e da Natureza - Introdução

  A ONG MAPAN é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo encontrar lares para animais abandonados.
  Existe a Feira de Doação com Posse Responsável que acontece no primeiro e quarto sábado de cada mês e atualmente se localiza no Gonzaga, em Santos. 
  Nessas feiras, você pode adotar um animalzinho. Para isso, é necessário ser maior de 21 anos, ter residência fixa e comparecer na feira levando CIC e RG. Depois disso, passa por uma entrevista e assina o Termo de Responsabilidade baseado na lei N° 9605/98 . É mandado uma cópia do Termo assinado para o departamento jurídico, para o departamento de assistência social e para a Prefeitura. O monitoramento é feito  aleatóriamente com visitas discretas ou por telefone.  É também necessário um donativo de $ 10,00 que dá direito a uma consulta em um veterinário particular. 






Para mais informações entre no site do MAPAN.


                                                                                      Fonte: http://mapan.vilabol.uol.com.br/